sexta-feira, 28 de maio de 2010

Orçamento familiar e banca


1-Refira a importância da elaboração de um orçamento familiar.

A elaboração de um orçamento familiar é importante, porque nos, permite conhecer os nossos hábitos de consumo e nos irá ajudar no que queremos para o futuro da nossa família, como planear uma viagem de férias, a compra de vestuário e aquelas compras que vêm sempre por acréscimo. Sendo desta forma a maneira mais fácil para não contrair dívidas, ou até estarmos preparados para algum imprevisto que possa surgir.

2-Indique os passos que se deve seguir na elaboração do orçamento familiar.

Os seis passos que podemos podemos seguir para elaboração de um orçamento familiar, são estes:

1-A utilização de um formulário de orçamento,baseado nos rendimentos auferidos.

2-A criação de uma lista onde constem os gastos mensais, tais como vestuário, as facturas do gás, água, electricidade e rendas.

3-Acrescentar a essa mesma lista os gastos diários, tais como, alimentação, transportes e entretenimento.

4-Pensar nas despesas extras, tais como, férias, presentes, reparações, entre outras. E atribuir-lhes um valor fixo todos os meses.

5-Calcular a diferença entre rendimento e a despesa existente.

6-Analisar o orçamento todos os meses e ajustá-lo se as despesas ou os rendimentos sofrerem alterações.



3-Qual importância de uma poupança?

Conseguir uma poupança é sempre útil, pois estamos sempre sujeitos a contrair alguma doença que não nos permita trabalhar, ou até mesmo sofrer algum tipo de acidente e assim com essa poupança podemos estar preparados e não contrair dívidas, e também podemos ajudar um familiar ou um amigo que esteja a atravessar alguma dificuldade económica.

4-Refira algumas formas de investimento de poupança.

Algumas formas de investimento são os certificados de aforro dos CTT, contas poupanças a curto e longo prazo, obrigações, fundos de investimento e acções.


5-Indique as formas de investimento com maior rentabilidade a longo prazo.

Os investimentos com maior rentabilidade a longo prazo são: as contas poupanças os fundos de investimento e os certificados de aforro. Há que ter em atenção as contas poupanças pois estas variam entre diferentes identidades bancárias, dai recomenda-se que se faça uma análise entre estas a fim de concluir a que seja mais rentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário